ELEMENTOS QUE COMPÕEM UMA REPORTAGEM


Manchete, título e lide (ou lead); são esses alguns dos elementos presentes na composição de uma reportagem, e quando bem elaborados especificam facilmente o tema que está sendo abordado, concomitante permitindo uma maior identificação com o leitor; o que para qualquer veículo de informação é de vital importância.

Manchete –

É o título principal de um jornal ou revista, geralmente encontrado em letras gigantes e sempre na primeira página; faz alusão ao item de maior relevância e que terá maior destaque naquela edição. Por exemplo, a revista SuperInteressante aborda um assunto polêmico, a maconha, em uma de suas edições.


A capa trás evidentemente em foco o nome da erva psicoativa, cannabisMACONHA; logo abaixo vem um exemplo de lead pessoal (onde o autor faz interpelações dentro do assunto) que especifica o que a matéria trará de informatividade ao leitor. Embora saibamos que o conteúdo da revista nos trará também assuntos completamente aleatórios à manchete, identificamos rapidamente qual é o item que será enaltecido naquela edição.

Título –

É basicamente o sentido da matéria, o que complementa a manchete e da um sentido mais claro, em poucas palavras, sobre qual o teor do texto. Por exemplo, o título da manchete MACONHA, da revista SuperInteressante, é A verdade sobre a maconha, e abaixo do mesmo, nos é apresentado um lead mais composto em referencia ao da manchete. O exemplo se encontra na imagem principal deste post, e no exemplo do tópico seguinte.

Lide (ou Lead) –

Como? Onde? Quando? Por quê? Quem? São essas as perguntas que o lead tem que responder na elaboração de uma matéria, no entanto, leads desenvolvidos para jornais ou revistas – como no caso do nosso exemplo da manchete sobre maconha – não tem a obrigação de responder essas perguntas inicialmente. De uma forma concisa, seu maior dever é fornecer uma prévia do assunto que será abordado, demonstrando a maior peculiaridade da matéria.



Imagens meramente ilustrativas.  A imagem principal trás as primeiras páginas da matéria sobre a maconha, da revista SuperInteressante, que foi utilizada como exemplo nesse post. 

11 comentários: